terça-feira, 1 de novembro de 2016

Pnaic reiniciou formação com professoras do Ciclo de Alfabetização

A rede municipal de Criciúma realizou a abertura da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), nesta segunda-feira (31/10), no auditório do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Aproximadamente 140 professoras do ciclo de alfabetização (1º ao 3º Ano) iniciaram a noite refletindo sobre a história de um menino, com dificuldades de aprendizagem na escola, que relata as coisas que aprende quando viaja com o tio caminhoneiro. A contadora de histórias, Ádria Vanusa Correa, encenou a apresentação com o objetivo de provocar reflexões sobre a importância de planejar experiências significativas em sala de aula.

Foi apresentado um vídeo que mostra outro menino criando inúmeras brincadeiras com uma caixa de papelão. A mensagem principal alertou que a criatividade precisa ser estimulada e não bloqueada. “Nossos professores precisam compreender o universo das crianças para ajudá-las na aprendizagem, para garantir que todas sejam alfabetizadas. Esta é a nossa meta, é por isso que estamos dando continuidade ao pacto”, comentou a coordenadora local do programa, Marlene Pires.
A equipe da Secretaria de Educação apresentou o diagnóstico do quadro de alfabetização dos alunos do 1º ao 3º ano, com dados atualizados em outubro, o planejamento, o cronograma do curso e orientações sobre o acesso ao Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec). Também foram relembrados os direitos de aprendizagem de todas as áreas, em especial, de língua portuguesa e matemática.
As cursistas receberam os sete últimos cadernos do programa de alfabetização do Pnaic 2015.  Os subsídios oferecidos nestes materiais tem o currículo e a interdisciplinaridade como temas principais e mantém a discussão focada nas especificidades das diferentes áreas. “Este é um dos importantes programas desenvolvidos pela Secretaria de Educação, pois capacitar os professores dos anos iniciais é fortalecer a base e melhorar as condições para a qualidade do ensino”, informou a secretaria de educação, Rose Reynaud Mayr.
Os próximos encontros terão como foco estudo de textos dos cadernos e jogos didáticos que podem ser aplicados na perspectiva do letramento, em alfabetização e matemática. O trabalho estará direcionado na busca de intervenções pedagógicas para auxiliar as crianças que ainda não foram alfabetizadas.

Equipe da Secretaria Municipal de Educação
Coordenadora Local: Marlene Pires
Orientadoras de Estudos: Ana Lúcia Pintro, Barbara Aparecida Formigoni Abel, Raquel da Silva, Samira de Moraes José e Silvana Alves Bento Marcineiro.



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