A rede municipal de
Criciúma realizou a abertura da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização
na Idade Certa (Pnaic), nesta segunda-feira (31/10), no auditório do Instituto
Federal de Santa Catarina (IFSC). Aproximadamente 140 professoras do ciclo de
alfabetização (1º ao 3º Ano) iniciaram a noite refletindo sobre a história de
um menino, com dificuldades de aprendizagem na escola, que relata as coisas que
aprende quando viaja com o tio caminhoneiro. A contadora de histórias, Ádria
Vanusa Correa, encenou a apresentação com o objetivo de provocar reflexões sobre
a importância de planejar experiências significativas em sala de aula.
Foi apresentado um
vídeo que mostra outro menino criando inúmeras brincadeiras com uma caixa de
papelão. A mensagem principal alertou que a criatividade precisa ser estimulada
e não bloqueada. “Nossos professores precisam compreender o universo das
crianças para ajudá-las na aprendizagem, para garantir que todas sejam
alfabetizadas. Esta é a nossa meta, é por isso que estamos dando continuidade
ao pacto”, comentou a coordenadora local do programa, Marlene Pires.
A equipe da Secretaria
de Educação apresentou o diagnóstico do quadro de alfabetização dos alunos do 1º
ao 3º ano, com dados atualizados em outubro, o planejamento, o cronograma do curso
e orientações sobre o acesso ao Sistema Integrado de Monitoramento
Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec). Também foram relembrados
os direitos de aprendizagem de todas as áreas, em especial, de língua portuguesa
e matemática.
As cursistas
receberam os sete últimos cadernos do programa de alfabetização do Pnaic 2015. Os subsídios oferecidos nestes materiais tem o
currículo e a interdisciplinaridade como temas principais e mantém a
discussão focada nas especificidades das diferentes áreas. “Este é um dos importantes
programas desenvolvidos pela Secretaria de Educação, pois capacitar os
professores dos anos iniciais é fortalecer a base e melhorar as condições para a
qualidade do ensino”, informou a secretaria de educação, Rose Reynaud Mayr.
Os próximos
encontros terão como foco estudo de textos dos cadernos e jogos didáticos que
podem ser aplicados na perspectiva do letramento, em alfabetização e matemática.
O trabalho estará direcionado na busca de intervenções pedagógicas para
auxiliar as crianças que ainda não foram alfabetizadas.
Coordenadora Local: Marlene Pires
Orientadoras de Estudos: Ana Lúcia
Pintro, Barbara Aparecida Formigoni Abel, Raquel da Silva, Samira de Moraes
José e Silvana Alves Bento Marcineiro.
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