Sequência Didática:
Alfabetização: ouvir e ler um mesmo texto no computador
Objetivo(s)
- Explorar o texto escrito para localizar as partes do texto ouvidas em
áudio.
- Utilizar o conhecimento construído sobre o sistema de escrita e a
familiaridade com o gênero narrado para fazer o ajuste entre o texto que escuta
em áudio e o texto escrito.
Ano(s): 1º, 2º, 3º, 4º e 5º
Tempo estimado
Uma aula de 45 minutos que pode ser repetida em outros dias (com outros
textos).
Material necessário
- Computadores
- Fones de ouvido
- Arquivo de áudio com a narração da
história apresentada ou livro digital da história
- Texto de um gênero com que os alunos tenham familiaridade, como um
conto, uma fábula ou um texto informativo de natureza científica. Atenção: a
condição didática desta atividade não é conhecer o texto de memória, e sim ter
familiaridade com o gênero, ou seja, reconhecer a sua forma, a linguagem
escrita, sua função comunicativa e o propósito leitor. Portanto, as crianças
não devem decorar o texto antes de lê-lo. O desafio é explorar o texto escrito,
lançando mão de todos os saberes disponíveis sobre o sistema de escrita e sobre
os procedimentos de leitura para tentar descobrir o que não sabe
Desenvolvimento
1ª etapa
Selecione um gênero com que seus alunos tenham familiaridade. Eles devem
reconhecer os temas veiculados por ele, sua função comunicativa, sua forma
composicional e expressões ou marcas linguísticas específicas dele. É condição
didática que a turma já tenha participado de práticas de leitura envolvendo o
gênero escolhido, de modo a reconhecer para que serve, a linguagem específica e
o conteúdo temático. Para este plano de aula o gênero escolhido é o conto e o
título é Chapeuzinho Vermelho.
Providencie uma gravação em áudio do conto escolhido (você pode gravar a
leitura do texto e disponibilizar o arquivo para os alunos) e a mesma versão
escrita em um arquivo de Word. Se possível, substitua ambos por um livro
digital, que já conta com o áudio, o texto e as ilustrações, que são outro
importante recurso usado pelas crianças. Organize-as individualmente para que
cada uma tenha um fone de ouvido e um computador à sua frente. Se não houver
computadores suficientes para todas, divida a turma em dois grupos. Enquanto um
deles participa da atividade de leitura com o apoio dos computadores, o outro
faz uma atividade alternativa, como a leitura de livros do acervo da sala de
aula, jogos de que conheçam as regras e possam participar com autonomia e
atividade de desenho.
Informe os estudantes sobre os procedimentos envolvidos na atividade de
leitura: diga que os fones de ouvido estão conectados ao computador e que eles
irão ouvir uma narração do conto Chapeuzinho Vermelho. Explique também que o
conto escrito está na tela do computador e que, enquanto o escutam, deverão
acompanhar pelo texto escrito. Eles precisam conhecer os comandos do computador
para desligar e religar o áudio quando quiserem, assim como saber rolar o texto
na tela. Desse modo, têm mais autonomia durante a atividade. Informe o grupo
que o desafio da atividade é acompanhar no texto escrito o que ouvem em áudio e
que podem interromper a gravação quando quiserem para se localizarem na tela.
Diga que todos podem pedir ajuda quando necessário e que o mais importante é
explorar o texto, localizando as partes do áudio no texto escrito.
2ª etapa
Proponha que as crianças iniciem a audição do texto narrado e observe se
estão conseguindo rolar o texto na tela. Para quem parece não estar
acompanhando o texto escrito, peça que interrompa o áudio e pergunte onde está
no texto a parte que está ouvindo. Caso o aluno não identifique, retome com ele
um trecho inicial do áudio e proponha que acompanhe com o texto escrito. É
possível também pedir que localize nomes ou expressões mais familiares para que
possa seguir explorando o texto com mais autonomia. Por exemplo: Era uma vez
uma menina cujo pai era lenhador numa floresta enorme. Ela sempre usava uma
capa com capuz de lã vermelha, feita por sua mãe. Por isso, era conhecida como
Chapeuzinho Vermelho.
Depois de ouvir esse trecho inicial, pergunte onde termina essa parte no
texto escrito. Caso o aluno não tenha acompanhado, pergunte onde está escrito
Chapeuzinho Vermelho e mostre que as palavras conhecidas ajudam na localização
do texto.
Para quem está participando da atividade com mais autonomia, é possível
perguntar sobre a parte que está lendo e pedir que justifique. Para isso, os
alunos são convocados a uma nova reflexão sobre a escrita. A proposta é que as
crianças explorem o texto escrito e que, com autonomia, possam retomar partes
dele, interromper o áudio nos momentos que consideram necessários para
ajustarem melhor a leitura ou possam lê-lo de uma vez só.
3ª etapa
Depois que todos tiveram a oportunidade de ouvir todo o conto narrado e
de você realizar intervenções com alguns, proponha que relatem como foi a
experiência, isto é, que contem como acompanharam o texto, se conseguiram lê-lo
até o fim enquanto ouviam e se algumas palavras ou nomes ajudaram como pistas
para se localizarem. Caso tenha dividido o grupo, faça a troca para que todos
tenham a oportunidade de participar dessa situação.
A atividade pode ser repetida com outros textos. À medida que as
crianças tiverem mais domínio dos comandos do computador, elas poderão focar
mais a atenção no texto escrito, tentando acompanhar o áudio com a escrita a
sua frente.
Avaliação
Registre suas observações sobre a participação dos alunos, especialmente
sobre o grau de autonomia com que participaram da atividade e as reflexões e
justificativas apresentadas por eles. Anote também quais foram as intervenções
mais importantes para que refletissem sobre o texto escrito e coordenassem o
áudio com o texto. Essas observações são fundamentais para o planejamento das
atividades que virão a seguir.
Créditos:
Beatriz Gouveia
Coordenadora de projetos do Instituto Avisa Lá e professora da
Pós-Graduação em Alfabetização do Ise Vera Cruz, em São Paulo.
AUTOR Nova Escola
Atividade inspirada na Sequência Didática,
sugerida pela Revista Nova Escola.
Texto gravado pela aluna
Adriana.
Para ela foi um desafio, para as demais que seja uma provocação!
Que sequência didática
podemos elaborar a partir desse texto? Que conteúdos podemos explorar? Que
atividades podem ser desenvolvidas?
Em Criciúma, Defesa Civil permanece em estado de alerta
As equipes da Defesa Civil e da Secretaria de
Infraestrutura e Mobilidade Urbana, de Criciúma, permanecem em estado de alerta
devido às fortes chuvas. Os profissionais estão percorrendo os bairros e
verificando como está o escoamento das águas, bem como os estragos provocados
pelas chuvas.
Nesta sexta-feira, foram registrados
pontos de alagamentos na Avenida Centenário, nas ruas Araranguá, Henrique Lage,
Mário da Cunha Carneiro, João Cechinel e nas proximidades da Rodoviária.
Conforme a coordenadora da Defesa Civil, Angela Mello, as ocorrências que mais chamaram à
atenção foram a queda de parte do muro da Escola Padre Miguel Giacca, no Rio
Maina, além de dois muros de contenção: um no bairro Wosocris e outro no bairro
Vila Rica. Até o momento, não houve transbordamento em nenhum dos rios do
município.
Ainda segundo Angela Mello, a situação continua
tranquila em locais que sempre apresentam problemas com alagamentos. “A equipe
da Subprefeitura da Quarta Linha está trabalhando a todo vapor, monitorando os
locais onde ocorrem alagamentos. Criciúma registrou até o momento
aproximadamente 118 mm de chuva, sendo dentro do previsto”, destaca.
As pessoas que necessitarem de auxílio da Defesa Civil
podem entrar em contato pelos seguintes telefones: 3445-7019, 3445-7020 ou
91629006
Reportagem
postada no Portal Engeplus, no dia 18 de setembro de 2015, às 15h49min.
Nenhum comentário:
Postar um comentário